Apaixonada por explorar novos campos de inovação,

Apaixonada por explorar novos campos de inovação, a Topoforense tem-se interessado pelo sistema de informação geográfica (SIG) desde o surgimento desta ferramenta digital. Ela recolhe, armazena, processa, analisa, gere e representa todos os dados referenciados espacialmente. Este processo vai permitir que os Municípios possam aproveitar a informação para melhorar os extratos dos planos Municipais para a investigação. Ela é a responsável pelas informações incluídas nos planos Municipais.

Geodésia é a ciência que estuda a forma e as dimensões da Terra e determina o campo gravitacional externo da Terra e da superfície do fundo do oceano. Nessa definição, a orientação e a posição da Terra no espaço também estão incluídas.

Uma parte fundamental da geodésia é a determinação da posição dos pontos na superfície da Terra usando coordenadas (latitude, longitude, altura). A materialização destes pontos no terreno constituem redes geodésicas, constituídas por uma série de pontos (vértices geodésicos ou também sinais de nivelamento), com coordenadas que configuram a base da cartografia de um país, pelo que se diz também “a infraestrutura das infraestruturas”.

Os fundamentos físicos e matemáticos necessários para obtê-la colocam a geodesia como ciência básica para outras disciplinas, como topografia, fotogrametria, cartografia, engenharia civil, navegação, sistemas de informação geográfica e outros tipos de finalidades.

Microgeodesia é a medição de deformações em estruturas de obras civis ou pequenas áreas de terreno utilizando técnicas geodésicas de alta precisão.

Geodesia  e
Microgeodesia